domingo, 27 de março de 2011

Dia do teatro e circo!

Hoje, 27 de Março, comemora-se o dia internacional do teatro e circo!! Por todo mundo, ocorrem apresentações e performances... Por aqui em Dourados, ocorreu junto com o Grito Rock. Tiveram apresentaçoes no Parque do Lago e cortejos na feira livre...
Infelizmente nao pude ir em nenhum dos 3, estava meio cheia de coisas pra fazer em casa e isso acabou com o meu fisico, simplesmente estava morta de cansaço.
Fiz um tour pela Wikipedia e peguei umas coisinhas sobre o teatro e a sua historia.. quem tiver paciencia pra ler, leia!
 Aristóteles, em sua Poética, apresenta três versões para o surgimento da tragédia. A primeira versão argumenta que a tragédia, e o teatro, nasceram das celebrações e ritos a Dionísio, o deus campestre do vinho. Em tais festividades, as pessoas bebiam vinho até ficarem embriagadas, o que lhes permitia entrar em contato com o deus homenageado. Homens fantasiados de bodes (em grego, tragos) encenavam o mito de Dionísio e da dádiva dada por ele à humanidade: o vinho.

No século XIX havia uma preocupação obsessiva com a autenticidade de cenários. Até mesmo cavalos vivos subiam ao palco. O desenvolvimento tecnológico modificou todo o aparato técnico que cercava o espetáculo: luzescenáriossom e efeitos especiais diversos.
O cenógrafo suíço Adolphe Appia entendia os recursos cênicos como meios para colocar o ator no foco das atenções e propôs a iluminação como principal criadora de ambiência, num cenário vazio e abstrato. Os cenários tornaram-se cada vez mais detalhados e toda tentativa de abstração ou simbolismo foi condenada, como expressão de formalismo burguês e vazio, algo bem comum na época.O teatro grego na época era bem comum.

Bom, foi só um trecho, nao estou com animo pra escrever. Fica pra próxima. Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário